Cygnus (Cisne)

23/04/2013 11:52

 

Pequena Maravilha: Cygnus (Cisne)

Um Guia Mensal do Céu para astrônomos amadores iniciantes e intermediários
Tom Trusock

 

 Carta de Grande Campo

 

 

Objeto

Tipo

Tamanho

Mag

RA

Dec

Lista de Alvos

alpha Cygni

Star

 

1.3

20h 41m 38.7s

45 17' 59"

 

beta Cygni

Star

 

3

19h 30m 57.9s

27 58' 18"

 

NGC 7000

Bright Nebula

120.0'x100.0'

4

20h 59m 03.2s

44 32' 16"

 

IC 5070

Bright Nebula

60.0'x50.0'

8

20h 51m 01.1s

44 12' 13"

 

NGC 6960

Supernova Remnant

70.0'x6.0'

7

20h 45m 57.0s

30 44' 12"

 

NGC 6979

Bright Nebula

7.0'x3.0'

 

20h 51m 14.9s

32 10' 14"

 

NGC 6992

Bright Nebula

60.0'x8.0'

7

20h 56m 39.0s

31 44' 16"

 

M 29

Open Cluster

10.0'

6.6

20h 24m 11.6s

38 30' 58"

 

M 39

Open Cluster

31.0'

4.6

21h 32m 10.4s

48 26' 40"

 

NGC 6826

Planetary Nebula

36"

8.8

19h 44m 58.8s

50 32' 21"

 

NGC 7026

Planetary Nebula

45"

10.9

21h 06m 31.4s

47 52' 28"

 

NGC 6888

Bright Nebula

18.0'x13.0'

10

20h 12m 20.0s

38 22' 18"

 

NGC 6946

Galaxy

11.5'x9.8'

9

20h 35m 01.0s

60 10' 19"

Objeto Desafio

PK 64+ 5.1

Planetary Nebula

5"

9.6

19h 35m 02.3s

30 31' 45"

 

Sh2-112

 

9.0'x7.0'

 

 

 

 

 

Cisne é uma constelação espetacular. Para observadores nas latitudes norte, passa diretamente pelo zênite e, portanto, oferece algumas das melhores vistas da Via Láctea que se pode ver sem ter que viajar para o sul. Há um pouco de tudo em Cisne e eu poderia passar os próximos dois meses falando sobre ela - então, em vez disso, eu peguei uma pequena amostra representativa de objetos para este mês de Pequenas Maravilhas.
 

Uma coisa extremamente divertida de se fazer com a Via Láctea é pegar um bom par de binóculos e apenas percorre-la de horizonte a horizonte e admirar o rico campo  de objetos que surgem em nossa vista. Muitos dos alvos deste mês são facilmente visíveis em binóculos. Na verdade, muitos dos alvos são melhor vistos em binóculos. Existe até mesmo um que eu vou falar (ele não está na lista no entanto) que é melhor visto a olho nu!
 

Vamos começar com a própria constelação. Cygnus (Cisne) é (surpreendentemente) a constelação que até mesmo nós, sem imaginação ou inspiração pode visualiza-la como seu homônimo - o cisne. Mas de onde é que esta ave celestial originou-se? Há rumores de que a explicação para a presença do pássaro aquático na esfera celeste está na mitologia greco-romana. Cygnus, é realmente o deus Zeus encarnado em forma de cisne. E você pode perguntar ? Bem, obviamente para seduzir Leda (a esposa do rei de Sparta). Por razões pouco claras a este escritor, Zeus aparentemente pensou que suas chances seria melhor como um cisne do que com a fisionamia de um deus de panteão. E o resultado foi Pollux ! Vai entender. Outra origem possível para o pássaro celestial, encontra-se com Cicno, filho de Posídon. Abandonado por seus pais e criado por um cisne, Cicno acabou sendo transformado em um cisne por Posidon, depois de ser morto por Arquiles.


De qualquer maneira, a forma de pássaro não é muito forçada, e tem, de facto, sido visto como uma ave desde os tempos antigos e em muitas culturas. No entanto, para alguns casos, alguns de nós têm problemas para conectar os pontos e adicionar algumas penas, então,  a constelação também é apelidado de "A Cruz do Norte".
 

Duas das estrelas mais interessantes na constelação são encontrados nas pontas da cabeça e da cauda, respectivamente. Alpha Cygnus (Deneb) marca a cauda do cisne celestial e é um dos componentes do triângulo de verão - os outros são Vega (Lyra) e Altair (Aqila). Na magnitude 1,25 Deneb é a 19ª estrela mais brilhante no céu à noite. Tem um brilho surpreendente em relação à sua distância. Estrelas mais brilhantes são relativamente próximas. Não Deneb. Estimativas de distância chegam a 3229 + / - 1165 anos-luz. Embora não seja particularmente uma grande estrela. Se colocado no centro do sistema solar, iria engolir terra e seria 160 mil vezes mais brilhante que o sol. Jim Kaler (no site da STARS) relata que ela provavelmente parou a fusão de hidrogênio e é candidata a uma explosão no próximo par de milhões de anos. Eu acho que o lema é, aproveitar o triângulo de verão, enquanto você tem um.

 

A cabeça do pássaro é marcada por uma bela estrela dupla que é uma das minhas favoritas no verão. Beta Cyg (Albireo) é uma estrela dupla bem distinta, cujas cores de seus componentes, azul e dourado as destacam muito bem uma da outra. Enquanto a cor é muitas vezes sutil no céu à noite, ela ajuda, na medida que as duas estrelas estão ao lado uma da outra com bom contraste. Albíreo tem uma separação de cerca de 34 segundo de arco, a principal é de magnitude 3,5, enquanto a componente menor de magnitude 5. Estima-se que há mais estrelas multiplas do que estrelas  simples, tornando o nosso sistema solar (de novo) algo fora do padrão. Albíreo é visto melhor em pequenos telescópios com ampliações moderadas.

 

Albireo - imagem de Bill Warden

 

Outra área para ficar olhando por longo tempo é a própria Via Láctea. Logo abaixo Deneb e em direção ao sul, podemos ver o início da "grande falha" uma enorme faixa de poeira que bloqueia a nossa visão do braço Cygnus. A área ao sul de Deneb, onde o Grande Falha começa (visível a olho nu) é catalogada como LDN 896 e referido como o Saco de Carvão do Norte. Ao norte de Deneb, há um buraco mais proeminente no céu que é muitas vezes confundido com o Saco de Carvão do Norte - e com razão. Enquanto olhando para esta área a olho nu, uma noite, fiquei impressionado com o pedaço da Via Láctea que ali alguém havia retirado do braço galáctico, aparentemente, transportados para o meio da Cygnus.

 

Há uma infinidade de maravilhas do céu profundo para telescópicos em Cygnus, então vamos começar.
 

NGC 7000 and IC 5070

 

Três graus quase que diretamente a leste de Deneb, nos deparamos com uma das nebulosas mais fotografadas no céu noturno. A nebulosa norte-americana é espetacular em fotografias de longa exposição, e ao contrário de muitos objetos no céu, se assemelha claramente a seu homônimo. Até recentemente, era considerada um objeto desafio. Sua visibilidade é fortemente dependente das condições do céu, e freqüentemente é mais fácil de visualizar em instrumentos menores do que os maiores. Duas das razões para isso são, sem dúvida, a grande quantidade de nebulosidade na região e seu tamanho. Com mais de três graus, apenas um telescópio de grande campo ou par de binóculos irá permitir que você a veja em sua totalidade. Relatos de avisitamentos a olho nu variam. Embora eu possa ver uma névoa na posição correta, eu nunca me convenso de que estou realmente vendo a nebulosa em vez de uma massa de estrelas não resolvidas na Via Láctea. Outros dizem que podem discerni-la claramente. Dê uma olhada e faça seu próprio julgamento. Em uma boa noite, eu a vi com instrumentos tão pequeno como binóculos 12x36, e não achei difícil.

 

Telescópios tendem a oferecer "ligeiramente" melhores vistas. A partir de um local escuro, e observando com amigos, fui recentemente presenteado com uma excelente vista da nebulosa norte-americana usando um telescópio de 66 milímetros juntamente com uma ocular de campo amplo de 20 milímetros e filtro UHC. Com a minha maior ocular de grande campo, a nebulosa só se encaixa no campo de visão do meu telescópio apo de 4" e distância focal de 880 mm. Amigos com telecópio apo de 4" e dsitancia focal de 540 mm enquadraram o alvo muito melhor. Na minha opinião, telescópios maiores do que estes tende a proporcionar demasiada ampliação e, portanto, diminuem muito o campo de visão. Para as melhores vistas, eu gosto de uma combinação telescópio / ocular que forneça pelo menos três graus (seis vezes a largura da lua cheia). Acho que a parte mais brilhante é o  "México / América Central", apontando para o sul. Mantenha o foco da visão fora da  alaranjada Xi Cygni perto da "Califórnia", este farol celestial pode interferir na visão da nebulosa. Se isso acontecer, não se esqueça de colocá-la fora do campo de visão.
 


IC 5070 (Pelicano) - Imagem por Nick King


Enquanto você estiver na área, detenha-se um momento e analise a costa do "Atlântico" ao largo da "Flórida" na região da Nebulosa do Pelicano. Novamente, é um grande alvo difuso, logo baixa ampliação e telecópios de grande campo são uma necessidade. Com 66 milímetros Petzval (juntamente com um filtro UHC e um local escuro) eu encontrei o bico do pelicano e é incrivelmente parecido com a fotografia de longa exposição de Nick King acima. Surpreendentemente, não é  um objeto tão difícil de se achar, mas como a norte-americana é dependente de grandes campos e baixa ampliação e boas condições do céu.

Mathieu Chauveau - Observando da França escreveu:

 

"Minhas melhores vistas da América do Norte têm sido com um telecópio 6" Mak-newtoniano. Ele tem uma combinação de baixa ampliação e excelente contraste (lentes de alta transmissão), que faz dele o único telecópio com o qual eu posso ver a forma da nebulosa Norte Americana claramente. O melhor filtro é um tipo UHC, embora um tipo deep-sky ajuda também para ampliações baixas, mesmo sob céus escuros. Apenas no "artico Canadense" o limite não é bem definido (eu acho que é por causa das calotas polares derretendo), a borda mais brilhante é a região do "Golfo do México". Eu não notei nenhum detalhe dentro da nebulosa, apenas pequenas mudanças na luminosidade. Notei também que a "Florida" é muito mais visível do que você esperaria de fotografias. O Pelicano está à direita da "costa", e eu posso ver algumas características "dobras" nele, muito parecido com o que você vê nas fotos .. "

 

Acho que os comentários de Matt, sobre as observações da norte-americana com um grande telescópio, corresponde perfeitamernte com as minhas experiências.

 

No meu telescópio dobsoniano de 16", a ampliação é muito alta: você percebe que o fundo do céu não é tão escuro como era antes, mas é como tentar ver o formato da América do Norte real em terra de um avião a 30.000 pés: não há distância suficiente. Além disso, com 16" de abertura, o campo de estrelas (mesmo com um filtro de banda estreita) é demasiado brilhante para ver bem a nebulosa (lembre-se, o brilho de objetos extensos depende da pupila de saída, mas o brilho das estrelas depende da abertura). Minha recomendação é que, se você tentar olhar para essa coisa com nada menos do que 1,5 ° de FOV, você terá em uma experiência frustrante.

NGC 7000 - Imagem por Njec Ucman

 

O Véu – IC 1340, NGC 6992/6995, NGC 6979/6974, NGC 6960

 

 

 

NGC6960 - Imagem por Nejc Ucman

 

15,000 anos atrás a estrela super gigante em Cisne(pelo menos 8 vezes a massa do sol) morreu e se tranformou em um Supernova Tipo II.

 

O resultado é simplesmente uma das vistas mais espetaculares do céu noturno - em qualquer abertura. Eu já vi esse objeto com tudo, desde binóculos 12x36, com telescópio de 25 polegadas, e todo tamanho de telescópio que pude experimentar - geralmente é de cair o queixo, o tempo para, os olhos se arregalam. Se você acha que os Messiers ainda são os melhores objetos no céu noturno, você vai ter uma surpresa.

 

Há três seções principais: 6992/6995 (o Véu de Noiva ou Nebulosa Rede), 6979/6974 (Remanescente de Supernova) e 6960 (O Dedo de Deus ou a Nebulosa Filamentosa), vistas a partir de um local escuro, em um grande telescópio, a nebulosa parece quase sem fim.
 

O Dedo de Deus é visível em pequenos telescópios e binóculos, mas o brilho de 52 Cygni pode torna a observação difícil. Se você tiver acesso a um filtro OIII ou UHC, você pode tentar. Eu vejo o dedo de Deus como uma vassoura que varre de norte a sul através de 52 Cygni, com a vassoura no lado sul. Visto em ampliações moderados com um grande telescópio revelam claramente porque  ele tem esse apelido.

 

A parte mais destacada é o Véu de Noiva. Com céu decente, e um NELM de 5.5, o Véu de Noiva é facilmente visível  com um conjunto estabilizador de imagens Canon binucular de 12x36  contra o céu noturno. Torna-se muito mais visível em meu telescópio 66 milímetros - especialmente quando um filtro OIII ou UHC é usado.


Acho difícel visualisar estas duas seções contra o fundo do céu sem o uso de um filtro. Você ficará maravilhado com o que vê. Para aberturas maiores, o Véu responde melhor com um filtro OIII do que com um tipo UHC, mas ambos podem fornecer uma vista espectacular, dependendo da faixa de espectro do filtro em questão. Com um telescópio de tamanho moderado, você pode passar horas admirando os detalhes. Se você tem uma boa abertura, será um imenso deleite. Estive recentemente discuntindo sobre a melhor vista do Véu ao comparar meu TV102 e o NP101 de um amigo. Nós dois estávamos usando filtros OIII, mas o telescópio dele proporcionou um campo um pouco maior de visão e, portanto, enquadrou um pouco melhor, o que nos permitiu saborear toda a nebulosa de uma só vez. Este é um objeto grande, se você quiser apreciá-lo em sua totalidade, você precisa de no mínimo de um campo de três graus de visão.

Se você quiser dar uma olhada detalhada em sua estrutura, oberve com o máximo de abertura que puder. A vista do Véu através de um telescópio de 18" a 25" (ou maior), equipado com um filtro OIII é suficiente para inspirar o amador mais cansado. Se você tem os dois, demore um pouco e procure o triângulo de Pickering (uma forma triangular perto do meio). Eu o tenho visto em telescópios tão pequenos quanto 4", mas realmente aprecio melhor em telescópios maiores.

 

Messiers emCisne - M29 and M39

 

 

Acho curioso que, com a infinidade de objetos em Cisne, apenas dois foram registrados por Messier, e ambos aglomerados abertos. Dos dois, eu prefiro observar M29 através de binóculos ou um pequeno telescópio. Acho que M39 não se destacam do fundo, bem como, parece ser algo perdido na Via Láctea. M29 é um pequeno aglomerado puro, que se destacar em quase qualquer abertura ou ampliação. Eu costumo ver M29 como um pequeno cálice (lembra um pouco a constelação da Taça), a taça do Cisne se quiser. As melhores vistas são em pequenos telescópios que permitem um campo de cerca de dois graus de visão. Eu acho que isso é esteticamente a forma mais agradável para ver o aglomerado. Contrastando com o esplendor da Via Láctea temos M39. Já o acho grande e esparso demais para o meu gosto. Gaste algum tempo observando os dois grupos com binóculos e um telescópio pequeno. Observadores binocular têm relatado correntes de estrelas, semelhante ao maravilhoso esboço de Eric Graff, que atravessa o coração da M29.

 

 

M29 - Esboço por Eric Graff

 

 

A Nebulosa Crescente– NGC 6888

 

Este é um alvo extremamente difícil para um pequeno telescópio. A partir de um local escuro, peguei ele com dificuldade no meu apo de 4". Eu tive que usar 40x, um filtro OIII e cartas para realmente confirmar o local exato, a fim de me convencer de que o leve brilho que eu estava vendo era realmente a nebulosa e não estrelas não resolvidas no fundo da Via Láctea. Em um telescópio maior, torna-se muito mais fácil. No meu de 18" achei muito óbvio, e me fez lembrar de o Véu Bridal, uma o parte da Nebulosa Véu de Noiva, quando vista através de um telescópio pequeno em local escuro. Eu achei que os filtros fazem melhorar a visão - em particular o OIII.

 

 

NGC 6888 Sketch Contributed by Carol Lakomiak

 

 

NGC 6888 - Imagem por Florent Pioget

 

 

NGC 6826 – Nebulosa Planetária Pisca Pisca ou Olho que Pisca

 

As nebulosas planetárias são, sem dúvida, a minha classe favorita de objetos no céu noturno. Cisne é particularmente abençoada com estas pequenas criaturas, e uma das minhas favoritas é 6826. Já vi 6826 em uma variedade de aberturas. Como as nebulosas planetárias tem brilho de superfície bastante elevado, elas podem ser visualizadas em uma grande variedade de telescópios. A melhor vista que eu já tive de 6826 foi através do telescópio de 25" do meu clube, e a mais original, através do telecópio de 15" de Gary Gibb equipado com Obsession I3. Ambas apresentaram interessantes similaridades, mas diferentes vistas do olho da nebulosa. Se você não estiver familiarizado com a ocular I3, você pode querer dar uma olhada no seu site aqui: https://www.ceoptics.com/. Pense em um equipamento intensificador acoplado a óptica da Televue. Enquanto ele não funciona igualmente bem para todos DSO, ele fornece vistas muito interessantes de nebulosas planetárias, geralmente faz destacar a estrela central.

 

 

6826 é frequentemente chamado de planetária Pisca Pisca, e por boas razões. Em aberturas menores, acho que a estrutura parece piscar quando se alterna entre visão direta e periférica. Este efeito curioso pode se manter por muito tempo. Para ver o que eu estou falando, use ampliação moderada (uso para pequenas aberturas perto de 100x), em seguida, olhar para longe da nebulosa com visão periférica. A estrutura irá parecer inchar em tamanho. Olhando novamente para a planetária com visão direta, em seguida, e parecerá que ela encolhe. Planetárias são um dos poucos objetos que a maioria dos observadores serão capazes de ver a cor. Para mim, acho que 6826 mostra um tom vivido de azul, mesmo em telescópios pequenos como um de 4".
 

O leitor John Kocijanski escreveu:

 

"... é legal ver a estrela dupla 16 Cygni e NGC 6826, no mesmo campo de visão. Eu uso 16 Cygni para ajudar a localizar 6826. Assim que eu encontro a estrela dupla, encontro também a planetária é fácil. Esta Planetária parece flutuar em um mar de estrelas."

NGC 6826 - Imagem por John Grahm

 

NGC 7026 –  A Nebulosa do Cheeses Burger

 

 

 

Esta parece ser uma nebulosa planetária um tanto estranha. Em ampliações mais baixas, é não-estelar, ao contrário do que eu esperava, e parece um pouco estendida, mesmo em pequenos telescópios. Quando vista com um grande telescópio com apliação alta, é obviamente bi-polar com um lado muito mais brilhante do que o outro.


Curiosamente, um colega e eu, observamos uma fenda escura  dividindo o centro da planetária em meu telescópio de 18" com ampliação moderada, mas quando aumentamos a ampliação, a linha pareceu desaparecer. Eu aumentei a ampliação até cerca de 800x (ou mais), sem sinal algum da estrela central de magnitude 14,2. Eu suspeito que a nebulosidade interna da planetária tende a mascarar a estrela. Eu estou interessado em saber se alguém conseguiu realmente vê-la.

 

Visualmente, ela não se parece muito com um cheeseburger, mas através dos olhos de um CCD - bem, julgue por si mesmo.
 


NGC7026 - Imagem por John Crilly

 

Como estamos falando de nebulosas planetárias em Cisne, você pode querer gastar um minuto ou dois e visitar NGC 6894 também. Esta planetária de 40'' se assemelha a um mini--M57, quando vista através de um telescópio de abertura moderada.


 

NGC6946

 

 

Cisne realmente tem um pouco de tudo - ou quese tudo. Galáxias são raras nesta área - a coleta de gás e poeira no braço da Via Láctea tende a bloquear praticamente tudo o que é extra-galáctico, menos a 6946. Na fronteira mais ao norte da Cisne encontramos a galáxia espiral 6946 - bem na borda. O SkyMap e o Observing Handbook and Catalog of Deep-Sky Objects a coloca em Cisne, mas Users Guide the Night Sky a coloca em Cepheus (Cep). Para a maioria de nós provavelmente não importa, pois é difícil ver a linha pontilhada que divide limites "atravessar" o centro do campo de visão de qualquer forma. Como muitas galáxias, esta é tipicamente um mero pontinho em telescópios menores, mas que começam a mostrar alguma estrutura em telescópios maiores. Se você tem um de 15" ou maior, e algum tempo, você pode ver alguma estrutura.

 

Objeto Desafio: Estrela de Hidrogênio Campbell (PK 64+ 5.1)

 

 

Este é ... honestamente; eu não sei o que é. Costumava ser considerada uma nebulosa planetária, mas se for, é estranha. Não estou certo se ela deve ser classificada como uma planetária, ou se pode ser enquadra como uma outra coisa. Alguns palpites apontam para a classe de estrela Wolf-Rayet, com uma concha. Confuso? Tudo bem, é isso.

Seja qual for, ela tem aparência de estrela - não só em seu nome, mas pela rara oportunidade de se ver o vermelho no céu noturno. Graças a Brian Skiff, a história deste objeto é um pouco mais clara - embora tenha sido chamada à atenção da comunidade de astrônomos por Campbell em 1890, na verdade foi descoberta através de uma série de chapas por Williamina Fleming trabalhando em Harvard.

Mesmo em grande ampliação, é quase estelar, e embora seja uma alvo fácil (se você sabe exatamente o que você está procurando), é visualmente puco interessante em pequenas aberturas. Em telescópios maiores, procure um tom avermelhado pouco extenso. Parece estelar em grande ampliação, e não responde bem aos filtros OIII ou UHC (ao contrário de nebulosas planetárias típicas). Há relatos de filtros H-Beta sendo usados ​​com algum sucesso.

 

 

 

Para detecta-la você pricisa de boas cartas em campo.

 

Objeto Desafio (Bonus):  SH2-112

 

Estou dando um presente para todos que estão cansados de ver objetos Messier 1.000.000 de vezes, os catalogos NGC e IC, e quer algo um pouco mais incomum. Com isso em mente, não seria divertido se eu lhe disser o que é ou onde encontrá-lo, ou como é difícil encontra-lo, não é?

 

Quando você observar este, por favor não se esqueça de me enviar um e-mail para que eu saiba.

 

 

Leitura Adcional / Recursos / Entretenimento:
 

Stars!

https://www.astro.uiuc.edu/~kaler/sow/sowlist.html


 Night Sky Observers Guide – Kepple and Sanner

 

The Caldwell Objects – Stephen James O’Meara

 

Observing Handbook and Catalog of Deep-Sky Objects – Luginbuhl and Skiff


The Aintno 100

https://www.angelfire.com/id/jsredshift/aintno.htm 

 


Se você gostou deste artigo te convido para ler o restante da série.


Imagem Fotográficas Cortesia de DSS: nota copyright
https://archive.stsci.edu/dss/acknowledging.html 


Cartas de Estrelas Cortesia de Chris Marriott, SkyMap Pro 10 Impressa com permissão
https://www.skymap.com



Agradecimento Especial para Collin Smith pela assistência na edição, 
e a todos leitores que contribuiram com suas observações, imagens e desenhos. 

Tradução para o português:

Ronald Piacenti Júnior